Deixe um comentário

Diagnóstico organizacional: análise dos ambientes interno e externo

Existem várias ferramentas de diagnóstico organizacional (ou de auditoria de posição como alguns autores chamam). A mais pedida pelos concursos é a Análise SWOT (ou Análise FOFA).

A situação da organização é analisada quanto a fatores internos e externos, positivos e negativos, conforme o quadro abaixo.

É importantíssimo para concurso saber que:

  • Fatores controláveis são variáveis internas: Pontos fortes (que pode ser chamados de potencialidades) e pontos fracos (que podem vir na prova com os nomes debilidades ou vulnerabilidades) 
  • Fatores incontroláveis são aqueles externosAmeaças e oportunidades  

A partir da Análise SWOT (mera identificação dos dados) fazemos a Matriz SWOT, que é o cruzamento desses dados, identificando qual é a postura estratégica que a situação pede: Sobrevivência, Manutenção, Crescimento ou Desenvolvimento. Lei mais sobre elas clicando aqui.

Outra questão que temos ao fazer o diagnóstico é a analise das vantagens, o que faz a organização se destacar no mercado. Obviamente, esse é um assunto mais direcionado para a administração de empresas, mas existem muitas questões de concurso que cobram assuntos como estes, que não são propriamente da Administração Pública.

As vantagens são o que agrega valor ao produto oferecido, o que faz aumentar o valor percebido pelo consumidor. É preciso saber diferenciar vantagens competitivas e comparativas:

Quando duas empresas possuem certo diferencial, mas a empresa X é melhor nisso do que a empresa Y, ela tem diferencial COMPETITIVO. Por exemplo: as duas tem estacionamento, mas o da X é coberto.

Se só a a empresa X tiver o diferencial, então é uma vantagem COMPARATIVA. Por exemplo: a X possui delivery, e a Y não.

O edital do TCE/RJ de 2012 colocava também a Matriz GUT como uma ferramenta de diagnóstico. Veja como funciona:

É feita uma lista das questões a serem resolvidas, e para cada uma delas é dado o valor referente aos quesitos gravidade, urgência e Tendência. Esses valores são somados (ou multiplicados como no exemplo abaixo) e as questões resolvidas na ordem decrescente dos resultados. Veja o exemplo:

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: